domingo, 5 de abril de 2015

MANIFESTOS CONTRA A GLOBO

No começo de março, Angélica, que trabalha na Globo, não conseguiu gravar matéria na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ela e a equipe que a acompanhava foram recebidas com o tradicional “abaixo a Rede Globo”. Acabaram desistindo de gravar a matéria.

Ontem (04/04), uma equipe da Globo News foi hostilizada e expulsa quando cobria manifestação no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. Atos recentes contra a Globo foram realizados no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Brasília.

O Paulo Nogueira, do Diário do Centro do Mundo, publicou no dia dois de abril uma frase contundente: “Um macaco teria erguido um império nas condições dadas a Roberto Marinho pela ditadura em troca de apoio político”. Não é segredo que a Globo teve convivência asquerosa com a ditadura, a despeito da retórica de bons mocinhos dos Marinho.

Manifestações não violentas contra a Globo são imprescindíveis. Ela é perigosa. A emissora tem no cerne uma ideologia malévola, travestida numa estética bonita e numa grande competência técnica. Contudo, visual bonito e recursos técnicos e humanos não conseguem esconder o quanto a Globo é daninha e perniciosa.

Mesmo assim, é preciso que os profissionais dela tenham condições de trabalhar. À parte o espectro ideológico que tenham, eles estão exercendo suas profissões. Que escutem protestos, que escutem palavras de ordem — mas que possam trabalhar.

De algum tempo para cá, notícias de quedas de audiência da Globo têm sido veiculadas. Todavia, o poder deles é ainda incontestável. Tenho a impressão de que assim vai continuar por muito tempo. A maior retaliação contra a Globo é não sintonizá-la. 

Nenhum comentário: