sábado, 10 de outubro de 2015

CARROS ANTIGOS

Tirei estas fotos hoje, no Parque de Exposições, aqui em Patos de Minas. Está ocorrendo por lá um evento em que carros antigos estão sendo expostos. A atração pode ser conferida até segunda-feira.



























PROUST DE QUEIROZ

Às vezes, supomos, quando consideradas separadamente, que duas pessoas se parecem. Quando estão juntas e olhamos para elas, não raramente percebemos que a semelhança não é tão marcante quanto havíamos suposto. De qualquer modo, ontem, quando abri o Suplemento Literário de Minas Gerais (jornal que venho lendo há muitos anos) de maio/junho de 2015 (sempre recebi o jornal com muito atraso), eu me deparei com uma foto grande na página três. Pensei que era o Proust — era o Eça de Queiroz.

Na hora, fiquei espantado com o quanto os dois se parecem — pelo menos de acordo com a impressão que tive nesse momento. Depois, fiquei matutando se eles, de fato, são tão parecidos o quanto eu havia suposto. Poderia ser que eu tenha sido levado a afirmar tal semelhança muito mais em função da estética preto-e-branca e da pose do Eça de Queiroz na foto do Suplemento do que por uma semelhança real entre os dois escritores.

Há pouco, resolvi averiguar. Fui ao Google e procurei por imagens deles. A grande semelhança suposta ontem teve dúvidas diante das imagens dos literatos, embora, de acordo com meu jeito de olhar, a região dos olhos, bem como a expressão deles, parece-me bem semelhante nos autores (o formato do rosto é diferente).

(Imagens: Google) 

FOTOPOEMA 378

FOTOPOEMA 377