domingo, 5 de outubro de 2008

HAICAI 9

Fazem os gatos
amor, barulho e gatinhos.
Amantes natos.

ELEIÇÕES MUNICIPAIS EM PATOS DE MINAS

Terminada a apuração dos votos em Patos de Minas, Béia Savassi se tornou a primeira mulher a ser eleita prefeita da cidade. O resultado foi o seguinte:

Béia Savassi: 37.288 (49,71% dos votos válidos)
José Humberto: 31.860 (42,47% dos votos válidos)
Jader Carvalho: 5.869 (7,82% dos votos válidos)

Em tempo: algo que ocorre em toda parte (não falo somente daqui) é o fervor bobo com que alguns eleitores se entregam à defesa dos candidatos em que vão votar. Em nome desse fervor, ataques pessoais são feitos, tiros são dados. Pura bobagem. Se esses eleitores dessem um voto a si mesmos, antes de defenderem tolamente seus candidatos, muita besteira poderia deixar de ser feita.

O comportamento de alguns eleitores chega a me lembrar a maneira hedionda com que numerosos torcedores de futebol expressam a paixão que dizem ter por seu time.

CONTO 21

A grande paixão de Mineiro sempre havia sido o futebol. Quis ser jogador. Não conseguiu. Quis ser treinador. Não conseguiu. Quis ser locutor de futebol. Não conseguiu. Quis ser comentarista de futebol. Não conseguiu. Conseguiria ser um torcedor atípico. Com o futebol, sonhava. No futebol, pensava o tempo todo. Só falava de futebol. Deixou o emprego e passou a se dedicar somente à paixão que sentia pelo jogo. Veio o dia em que tomou a decisão: hoje, caminha o dia inteiro por toda a cidade. Usa invariavelmente o uniforme do Peñarol, do Uruguai. Durante todo o tempo em que caminha, narra com voz forte impossíveis e emocionantes partidas de futebol. Caminho afora, os gols vão surgindo.

A HISTÓRIA POR TRÁS DA FOTO (41)

Tirei esta foto no dia 17 de junho de 2006, às 15h58. Eu estava em Três Marias/MG, após ter ido a Cordisburgo/MG, a fim de visitar a Gruta de Maquiné. A escala em Três Marias foi realizada porque os estudantes da excursão em que embarquei queriam conhecer a usina hidrelétrica da cidade. A princípio, não gostei da idéia, pois estava com pressa de chegar a Patos de Minas.

Casmurro, desci do ônibus. Um belo rio já podia ser visto. Em minha ignorância, eu não sabia que rio era aquele. Quando me disseram que era o São Francisco, fui logo tratando de tirar fotos; a ida a Três Marias já tinha valido a pena.

O objetivo da parada na cidade era visitar as instalações da usina. Olhando em torno, vi profusão de garças e cormorões. Minha visita ao complexo da usina ficaria para uma outra oportunidade – que ainda não veio. O que fiz mesmo foi tirar várias fotos das aves no fim de tarde, diante das águas do São Francisco.

A foto acima foi tirada enquanto um guia da usina explicava os cuidados que deveriam ser tomados antes que entrassem nas dependências da usina.