domingo, 5 de outubro de 2008

A HISTÓRIA POR TRÁS DA FOTO (41)

Tirei esta foto no dia 17 de junho de 2006, às 15h58. Eu estava em Três Marias/MG, após ter ido a Cordisburgo/MG, a fim de visitar a Gruta de Maquiné. A escala em Três Marias foi realizada porque os estudantes da excursão em que embarquei queriam conhecer a usina hidrelétrica da cidade. A princípio, não gostei da idéia, pois estava com pressa de chegar a Patos de Minas.

Casmurro, desci do ônibus. Um belo rio já podia ser visto. Em minha ignorância, eu não sabia que rio era aquele. Quando me disseram que era o São Francisco, fui logo tratando de tirar fotos; a ida a Três Marias já tinha valido a pena.

O objetivo da parada na cidade era visitar as instalações da usina. Olhando em torno, vi profusão de garças e cormorões. Minha visita ao complexo da usina ficaria para uma outra oportunidade – que ainda não veio. O que fiz mesmo foi tirar várias fotos das aves no fim de tarde, diante das águas do São Francisco.

A foto acima foi tirada enquanto um guia da usina explicava os cuidados que deveriam ser tomados antes que entrassem nas dependências da usina.

2 comentários:

Nélio Lobo disse...

Lívio, noto que são rarìssimas as fotos profissionais no formato retrato (vertical), como a imagem que ilustra este tópico. Existe uma explicação técnica, ou estética, para isso?

Anônimo disse...

Caro Manoel, a razão me parece ser estética. Como os coqueiros são, por assim dizer, verticais, geralmente não se decide pelo formato horizontal. O formato vertical, para efeito de composição da imagem, enfatiza e/ou "aumenta" a altura dos coqueiros ou demais árvores. Obviamente, isso não é regra.