terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

APONTAMENTO 48

A tolerância religiosa deveria começar nos religiosos.

CONTO 30

Trilhando caminho empoeirado, Fabiana arranca de velha árvore um galho seco. A terra é fofa, não vê água há meses. Com o galho, Fabiana imprime no chão: “Eu te amo”. Tira então uma foto da inscrição e a envia para o namorado. Ele, professor, somente a partir de então compreende claro que tudo o que se escreve, é como se sobre a lousa estivesse escrito, seja uma declaração de amor publicada na poeira, palavras digitadas em máquina ou cartão que se envia. Chegado o dia do fim das coisas, tudo será mesmo apagado. Mas é preciso escrever.

"UMA VERDADE INCONVENIENTE"

Assisti há pouco ao documentário “Uma verdade inconveniente” (An inconvenient truth), lançado em 2006. Trata-se de uma palestra de Al Gore, político americano e um dos ganhadores do prêmio Nobel da Paz em 2007 (o outro ganhador foi o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas – IPCC, na sigla em inglês).

A direção do documentário é de James Guggenheim. Em boa parte do material, Gore apresenta estudos e estatísticas que compravam a realidade e a gravidade do aquecimento global. O texto e a apresentação, feita por intermédio de eslaides, são extremamente didáticos, claros.

O documentário narra também fatos da biografia de Gore, preocupado com a destruição do ambiente desde os tempos em que era estudante. Quando faz menção à sua atuação política, não deixa de relatar a decepção que foi ser derrotado por Bush. Contudo, Gore diz que foi a partir daí que resolveu se dedicar com afinco a viajar mundo afora com seus eslaides.

Na questão política, não deixa de mencionar o papel dos EUA como um dos grandes poluentes. Também é criticada a decisão americana de não ter assinado o Protocolo de Kyoto. Após dados e mais dados sobre os estragos que estamos causando à natureza, o documentário sugere ações diárias que podem impedir catástrofe ainda maior, conclamando à ação: “Cada um de nós é responsável pelo aquecimento global”.

Além da palestra, o documentário mostra cenas de Gore em outras situações, mas conversando sobre a destruição do ambiente. Algumas dessas cenas são muito artificiais, o que não chega a comprometer a relevância e a seriedade do trabalho. Já no belo fim, em que a Terra é mostrada como um nadica de nada no espaço, Gore divulga seu site.