terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

"UMA VERDADE INCONVENIENTE"

Assisti há pouco ao documentário “Uma verdade inconveniente” (An inconvenient truth), lançado em 2006. Trata-se de uma palestra de Al Gore, político americano e um dos ganhadores do prêmio Nobel da Paz em 2007 (o outro ganhador foi o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas – IPCC, na sigla em inglês).

A direção do documentário é de James Guggenheim. Em boa parte do material, Gore apresenta estudos e estatísticas que compravam a realidade e a gravidade do aquecimento global. O texto e a apresentação, feita por intermédio de eslaides, são extremamente didáticos, claros.

O documentário narra também fatos da biografia de Gore, preocupado com a destruição do ambiente desde os tempos em que era estudante. Quando faz menção à sua atuação política, não deixa de relatar a decepção que foi ser derrotado por Bush. Contudo, Gore diz que foi a partir daí que resolveu se dedicar com afinco a viajar mundo afora com seus eslaides.

Na questão política, não deixa de mencionar o papel dos EUA como um dos grandes poluentes. Também é criticada a decisão americana de não ter assinado o Protocolo de Kyoto. Após dados e mais dados sobre os estragos que estamos causando à natureza, o documentário sugere ações diárias que podem impedir catástrofe ainda maior, conclamando à ação: “Cada um de nós é responsável pelo aquecimento global”.

Além da palestra, o documentário mostra cenas de Gore em outras situações, mas conversando sobre a destruição do ambiente. Algumas dessas cenas são muito artificiais, o que não chega a comprometer a relevância e a seriedade do trabalho. Já no belo fim, em que a Terra é mostrada como um nadica de nada no espaço, Gore divulga seu site.

4 comentários:

Anônimo disse...

Nice blog teacher,specially the music posts,your comments and your amazing bird pictures.By the way,you have a good musical taste(America,iggy pop,caetano,beatles,mccartney,jobim and others).I hope you keep posting more,see you soon,bye!

Lívio Soares de Medeiros disse...

Hey, Gabriel, thanks a lot for checking this out.

Cheers.

Eli Vieira disse...

Caro mestre,

me envergonho de dizer que ainda não vi esse documentário.

Entretanto, fui aluno de uma pesquisadora que é participante do IPCC.

O que mais me intriga nisso tudo, e não poderia ser diferente, é a quantidade de gente tentando negar esses fatos com argumentações inanes.

Triste como as pessoas conseguem se esquivar da realidade em favor da ideologia tantas vezes. Outros em favor do dinheiro mesmo. Acho que não é segredo que algumas petrolíferas estão patrocinando contra-campanhas.

Aparentemente o governo Obama finalmente vai tomar atitudes mais verdes.

_
P.S.: o endereço do meu blog em português ficou mais fácil: www.elivieira.com

Abraços!

Lívio Soares de Medeiros disse...

Caro Eli, só recentemente assisti ao documentário. Dê uma conferida mesmo; acho que você vai gostar.

Quanto ao blogue, vou conferir e dou um retorno.

Take care, my friend,