quinta-feira, 13 de junho de 2013

ESTELAR


Esta é a primeira foto de longa exposição que faço na tentativa de retratar o facho das estrelas. O tempo de exposição desta foto foi de uma hora, trinta e quatro minutos e quinze segundos. O tempo de exposição é a “duração” da foto; é o tempo em que a câmera ficou fotografando.

Como o que eu queria era precisamente captar o facho que as estrelas deixam, eu já sabia, de antemão, que precisaria de uma longa exposição. Para realizá-la, eu me vali de um cabo disparador acoplado à câmera.

A princípio, supus que um pouco mais de uma hora e meia de exposição não seria o bastante para produzir fachos com a extensão dos que estão na imagem. Quando vi a foto ainda no monitor da câmera, eu me surpreendi, pois eu havia suposto que noventa minutos de exposição produziriam “apenas” pequenos riscos no céu.

A foto foi tirada na fazenda da família do amigo Aldo Fernandes. Mais uma vez, obrigado a ele pela presteza em me levar até lá. Obrigado também à família do Aldo, sempre gentil ao me receber. Finalmente, obrigado ao Gabriel CZ, que me emprestou o tripé para que a imagem fosse realizada.

4 comentários:

Bruna Caixeta disse...

Lívio,
fiquei muito impressionada com a foto. Muito bonita.

Gostei bastante também de saber sobre o processo de captura dos feiches.

Tudo foi uma iniciativa um tanto quanto galileiana.

Grande abraço.

Lívio Soares de Medeiros disse...

Oi, Bruna, obrigado.

De fato, tive meu momento de "explorador" do céu.

Grande abraço.

Bruna Caixeta disse...

Lívio,
em tempo: me desculpa o deslize de escrever incorretamente a palavra "feixe".

Lívio Soares de Medeiros disse...

Oh, Bruna, sem erro. Valeu.