quinta-feira, 1 de abril de 2010

JULIETA VENEGAS


Graças a Shírley Aceval, a quem agradeço, pude assistir ao acústico da cantora mexicana Julieta Venegas. É mais uma produção da MTV.

A rigor, estou conhecendo o universo da cantora de trás para frente. Se ela gravou esse acústico, sintoma de que já tem uma carreira estabelecida e consagrada. Porém, mesmo sem conhecer mais do trabalho dela, escrevo algumas palavras sobre o acústico.

A produção tem os usuais esmero e cenário bonito. No palco, músicos competentes. Julieta, além de cantora, é compositora e instrumentista. Durante o show, toca piano, violão e acordeão (ou seria gaita ponto?).

Dois brasileiros participam do espetáculo: Jaques Morelenbaum, que é maestro e produtor musical, e Marisa Monte, que canta com Julieta a bela “Ilusión”. A composição é de Julieta Venegas; a parte em português é de Marisa Monte e Arnaldo Antunes.

Além da participação de Marisa Monte, vejo também como pontos altos do show as faixas “Mírame bien” e “Lento”. Esta tem uma terna, doce e feminina letra: “Si quieres un poco de mi / Me deberias esperar / Y caminar a paso lento / Muy lento // Se delicado y espera / Dame tiempo para darte / Todo lo que tengo”.

A faixa parece ter sido um sucesso por lá. Mal Julieta começa a cantar, enquanto toca piano, o público começa a cantar junto, num bonito momento. Fiquei com a sensação de que a cantora se emocionou mesmo. Logo nas primeiras palavras, assim que percebe a partição da plateia, Julieta faz uma mínima pausa, deixando transparecer o que me pareceu uma emoção que havia aflorado.

Nos extras, imagens da feitura e dos ensaios, comentados por Julieta, enquanto ela caminha no que deve ser um parque ou uma praça. De pouco adiantou eu assistir a esse material, pois meu incipiente espanhol fez com que eu quase nada entendesse dos comentários dela.

Posso estar escrevendo pelos cotovelos, mas me pareceu haver nela um quê de timidez, o que não compromete de modo algum sua atuação. É uma timidez, seja ela premeditada ou não, que acaba conferindo certo charme e delicadeza à presença de Julieta Venegas.

5 comentários:

shírley disse...

Fico feliz que tenha gostado da Julieta.Há vários "cantautores" latinos que são muito bons. É uma pena que o Brasil não tenha espaço para a música latina, prefere-se cantar em inglês, embora sem ter a mínima idéia do que se está cantando.

Gabriela Maria disse...

Eu não ouço muito música em espanhol, também porque não entendo nada, mas gosto da Julieta. E pela sua descrição do dvd, escrevendo pelos cotovelos ou não, deu mais vontade ainda d ver. =)

Lívio Soares de Medeiros disse...

Sim, Shírley, gostei do DVD. Quanto a curtir música boa, penso que qualquer idioma as tem.
_____

Gabriela, eu também não tenho o hábito de escutar música em espanhol, o que pretendo mudar.

Sylvia Araujo disse...

Lívio,
Gosto da voz dela, principalmente em duetos com cantores homens. Ela dá suavidade e força à música e tem um timbre delicioso.

Obrigada pelo carinho lá na minha abundante-mente. Teu canto é muito bom! Adorei "O Papel da literatura"!

Beijoca pra você, viu?

Lívio Soares de Medeiros disse...

Oi, Sylvia, grato mesmo por conferir.

Quanto à Julieta Venegas, ainda estou descobrindo o trabalho dela, mas já gostei.

Valeu.