sábado, 8 de agosto de 2009

"INTIMIDADES"

Terminei de ler recentemente o livro “Intimidades”, publicado pela editora Record. A edição reúne cinco contistas brasileiras e cinco portuguesas. Os dez contos têm uma temática em comum – o erotismo. A organização e o prefácio são de Luisa Coelho.

Comprei o livro por gostar de textos escritos por mulheres e que dizem respeito ao universo feminino. Se por um lado a arte é universal, por outro, cada sexo tem suas peculiaridades. Gosto quando essas peculiaridades são transformadas em arte. Também por isso gosto muito, por exemplo, de Rita Lee, Hilda Hilst e Adélia Prado.

Os dez contos de “Intimidades” me deixaram muito curioso quanto ao trabalho da escritora portuguesa Inês Pedrosa. Ela nasceu em Coimbra, em 1962. O conto dela se chama “Só sexo”. O texto é arrebatador e lírico. A narradora se volta para o passado e discorre sobre relacionamento amoroso que teve. A partir de um enredo extremamente simples, Pedrosa produziu uma obra-prima.

4 comentários:

Raquel disse...

Fiquei curiosa pelo livro e as escritoras, de fato parecem se não ter uma sensibilidade maior pelo menos um peculiar gosto pelos detalhes que sempre faz da obra algo mais 'próximo' do ser-humano (opinião)...
=)

Lívio Soares de Medeiros disse...

Se quiser o livro emprestado, pode pegar comigo, Raquel.

Raquel disse...

Lívio, quem sabe eu não pego mesmo? Assim que a oportunidade surgir... Obrigada...
;)

Lívio Soares de Medeiros disse...

Sem erro, Raquel; quando quiser, o livro está aqui.