quarta-feira, 10 de setembro de 2008

A HISTÓRIA POR TRÁS DA FOTO (31)

Desde pequeno, sempre tive o maior fascínio por urubus. Creio que isso teve início na época em que eu lia histórias em quadrinhos. Com freqüência, eu conferia as aventuras do Homem-Aranha, que tinha um inimigo chamado Abutre. Era meu vilão predileto.

Além do mais, a sensação que tenho é a de que antigamente havia mais urubus. Pode ser uma impressão incorreta; afinal, a infância é hiperbólica... Ou talvez haja de fato menos urubus hoje, pois de lá para cá destruímos muito da natureza. À parte isso, era um barato observar os urubus lá longe. Eu ficava impressionado com o quanto voavam alto.

O tempo passou e comecei a fotografar. Quando me decidi a realizar fotografias de pássaros e aves, rapidinho passei a procurar os urubus. Uma das fotos, postei no
TrekNature. Paul Bratescu, um dos integrantes do site (conhecido lá como AnimalExplorer), ressaltou o trabalho de limpeza que os urubus realizam. Gostei muito do comentário dele. Eu, que já gostava de urubus por causa de memórias dos tempos da infância, passei a gostar ainda mais depois do comentário do fotógrafo. Uns olham para a imagem de urubus na carniça e dizem que a cena é nojenta; outros, que os urubus estão realizando um trabalho de limpeza. São dois modos de verbalizar uma só coisa. Na ocasião, cheguei a pensar no poder que as palavras têm. Mas isso é uma outra história...

A foto acima foi tirada no bairro Copacabana, aqui em Patos de Minas.

2 comentários:

vicente santos disse...

Realmente esse fascínio que os Urubus deixaram na nossa formação é para sempre, eu sempre achei que ninguém ficaria perdido em qualquer lugar da terra enquanto tivesse um Urubu voando. Acho que eles são uma extenção dos humanos e vigiam a podridão humana, já que fazem essa faxina na natureza. são os lixeiros de Deus.

Lívio Soares de Medeiros disse...

De fato, Vicente. E concordo: enquanto eles estiverem por aí, bom sinal.

Grande abraço.