domingo, 10 de agosto de 2014

PERIGEU (2)

Segundo o Houaiss, esta é a definição de perigeu: “Ponto da órbita de um astro ou satélite em torno da Terra, no qual ele se encontra mais próximo de nosso planeta”. Hoje, a Lua estava logo ali. Eu não poderia não fotografá-la.

Eu estava às margens da BR 352; saindo de Patos de Minas, a uns cem metros depois do trevo com a BR 365, no caminho que vai para Lagoa Formosa. Dirigindo a moto, eu ia olhando para o horizonte, pois eu havia lido que a Lua, no Rio de Janeiro, nasceria às 17h40.

Tirei a foto às 18h16. Procurando pela Lua no horizonte, eu estava olhando em outra direção, mais para a minha esquerda. Quando olhei para a direita, o satélite já havia se despedido da linha do horizonte. Tivesse eu sido mais atento, pode ser que eu tivesse fotografado a Lua desde os primeiros instantes em que ela despontou.
_____

Ficha técnica

Câmera: Canon EOS 60D
Lente: Canon EF 100-400mm F/4.5-5.6L IS USM

Extensão focal: 400 milímetros
F/5.6
1/50
ISO 1000 

Nenhum comentário: