sábado, 4 de janeiro de 2014

"NOTA DE RODAPÉ"

Shlomo Bar-Aba e Lior Ashkenazi interpretam os personagens principais em “Nota de rodapé” (“Hearat Shulayim”), filme de 2011, lançado no Brasil em 2012. O diretor é Joseph Cedar, que também é o roteirista.

Bar-Aba interpreta Eliezer, que é pai de Uriel (Ashkenazi). Os dois são acadêmicos, são professores. Eliezer é um ressentido com o universo da academia por dela não receber o reconhecimento de que acha ser merecedor.

O filho, Uriel, em contrapartida, navega de êxito em êxito no mundo em que o pai é ignorado: vai se tornando claro que Eliezer se ressente também do sucesso do filho. Contudo, Eliezer é comunicado que havia sido escolhido para receber o Prêmio Israel, uma honraria na vida acadêmica do país. É quando Uriel tem de escolher entre a carreira que vinha levando e o apoio ao pai.

Se a relação entre Uriel e seu pai não vai bem, numa convivência em que os dois moldam uma civilidade que camufla ressentimentos e queixas mútuos, Uriel, por sua vez, não tem conseguido lidar bem com o filho adolescente que tem. Não bastasse esse imbróglio familiar, “Nota de rodapé” mostra o mundo de intriguinhas, egos inflados e pompa que existe também no meio acadêmico.

Não bastassem as temáticas universais com que lida, o que torna o filme saboroso é o senso de humor, a ponto de às vezes ele quase se tornar uma comédia desbragada. Mas o diretor e roteirista não errou no tom: o filme diverte, sem deixar de ser dramático; é denso, sem deixar de ser engraçado.

Cedar ironiza a família, o mundo da academia, o teatro social. Valendo-se de um núcleo judaico, o cineasta se universaliza na temática e na escolha por contar a história com uma dose bem generosa de senso de humor, sarcasmo e sátira. 

Nenhum comentário: