sexta-feira, 9 de novembro de 2012

FINAL DA PLACA: 79

São muitas as piadas sobre a suposta imperícia feminina ao dirigir. Do que sei, é que há mulheres que dirigem muito mal e mulheres que dirigem muito bem. Existem homens que dirigem muito mal e homens que dirigem muito bem. Não estou interessado nas estatísticas dessa “disputa”.

A questão do trânsito não está ligada somente à perícia, seja de quem for. Gentileza ajuda. No geral, as mulheres são mais gentis. Nós, homens, precisamos aprender com elas a sermos mais civilizados no trânsito.

Hoje, logo pela manhã, constatei, mais uma vez, a gentileza feminina. Devido à chuva, poças d’água se formaram nas ruas. Aproximando-me de uma dessas poças, de moto, pude escutar um carro vindo atrás. Logo pensei que levaria um banho.

Para minha surpresa, o carro desacelerou. A bem da verdade, quase parou. Passamos pela poça d’água ao mesmo tempo, pois eu também diminuí a velocidade, devido ao medo de cair. Depois disso, o carro acelerou e foi embora. Desnecessário dizer que era uma mulher quem o dirigia.

Sei que há mulheres toscas; sei que há homens gentis. Gentileza não é atributo masculino ou feminino. Ela pode ser aprendida. Minha vivência: quando levei um banho, um homem, na maioria das vezes, estava ao volante. Não raramente saem rindo e fazendo chacota.

Bons modos não seriam a solução definitiva para nada. São uma das partes do todo. Não sei o que as mulheres poderiam aprender conosco, mas sei que nós, os homens, temos muito a aprender com elas sobre civilidade. O banho delas é de gentileza; o nosso, de água.

Nenhum comentário: