quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

SECRETARIAT

Logo na abertura do filme Secretariat (EUA, 2010), do diretor Randall Wallace, torci o nariz, quando vi que era uma produção da Disney: pensei que assistiria a algo piegas e politicamente correto demais, mesmo ciente de que o filme se baseia numa história real.

Se por um lado o filme tem o bom-mocismo da Disney, por outro, havia uma grande história para ser contada, e o filme não fez feio ao contá-la. Além do mais, a produção confirma que os americanos têm, há muito, o domínio de como contar as belas histórias que o esporte pode gerar.

Secretariat foi um cavalo que nasceu no dia trinta de março de 1970. Morreu no dia 4 de outubro de 1989. Deram-lhe uma injeção letal para livrá-lo de uma doença que lhe causava dores no casco.

Na era da televisão, Secretariat foi o primeiro cavalo a ganhar a chamada tríplice coroa no turfe americano. Tornou-se tão popular nos EUA que foi capa das revistas Time, Newsweek e Sports Illustrated. Seu recorde de dois minutos e vinte e quatro segundos para correr uma milha e meia ainda não foi superado (uma milha equivale a 1,61 quilômetro) no tipo de pista em que ele então competiu. A corrida foi em 1973.

O elenco de Secretariat é de primeira: Diane Lane faz Penny Chenery, a dona do cavalo, um dos bens herdados após a morte do pai; John Malkovich faz Lucien Laurin, o treinador; e Otto Thorwarth, Ronnie Turcotte, o jóquei.

No dia 13 de julho de 1978 a carreira de Turcotte terminaria, depois que ele se acidentou numa corrida (ele não montava Secretariat na ocasião). Devido à queda, ficou paraplégico. Vive com as quatro filhas e a esposa. Laurin morreu em 2000; Chenery é viva. 

Para mais informações, há o sítio secretariat.com. No Youtube, há entrevistas  e o vídeo da lendária corrida de 1973. Ron Flatter, da ESPN, num belo texto, foi preciso ao relatar o poder de Secretariat e a distância que o separava do oponente: “Era tão grande, que até a mais extensa grande-angular da CBS (...) mal podia mostrar Secretariat e o segundo colocado, Twice A Prince, num mesmo quadro”.

4 comentários:

Bruna Caixeta disse...

Lívio, assiti ao filme dias atrás, num canal de TV (do qual agora não me lembro). Gostei.

E contou-lhe uma sensação muito pessoal: eu, com a exagerada compaixão que tenho dos animais, nas últimas corridas, já estava agoniada de ver os cavalos competir, e juro que fiquei com um receio aflitivo de que Secretariat fosse mais um cavalo para o qual aquele jóquei provocaria enfarte.

Outro comentário pessoal: John MalKovich está entre os meus atores preferidos. Neste filme, ele tem mais uma atuação brilhante.

Por fim, achei ótimas as suas indicações de textos e entrevistas. Obrigada. Fico daqui, com a mesma agonia, conferindo um vídeo da corrida de 73.

Abraço.

Lívio Soares de Medeiros disse...

Bruna, também fiquei apreensivo, não somente pela possibilidade do enfarte, mas também por achar que algo pudesse ocorrer - com o jóquei, com o cavalo... Também cogitei trapaça ou algo assim...

Malkovich é muito bom, não? E a corrida de 73 é impagável.

Valeu por conferir, Bruna.

Sergio de jesus. disse...

Maravilhoso

Lívio Soares de Medeiros disse...

Valeu, Sergio.