sexta-feira, 17 de junho de 2011

NÃO À COPA DO MUNDO

Sou contra a realização da Copa do Mundo na Ilha de Vera Cruz desde quando foi anunciado que o mundial seria aqui. O Brasil insiste há séculos em contar uma piada que não tem a menor graça. Parte dessa patuscada é gastar uma parcela do meu e do seu dinheiro. Não consigo rir disso.

Se alguém quisesse contribuir financeiramente para a realização da Copa do Mundo, tudo bem; afinal, cada um faz o que bem quiser com o dinheiro que tem. Pudesse eu escolher, eu não daria um centavo para que o torneio futebolístico fosse realizado no Brasil. Para piorar, depois da Copa, vem a Olimpíada...

O governo federal tomou a decisão de não mais divulgar todos os gastos com obras e serviços contratados para a Copa de 2014, o que é fascinante: sou obrigado a pagar por um trabalho que não contratei e não posso saber como meu dinheiro será usado. Ou seja: o que ganho com meu trabalho vai enriquecer gente por aí, em virtude de corrupção, desvios de verba, superfaturamento, propinas, favores para amigos... Se o processo fosse honesto, qual a justificativa para a não-transparência?...

7 comentários:

Lizandro Júnior disse...

É Lívio, ainda ontem eu estava comentando sobre esse assunto e me irava ao pensar em certos absurdos que o governo brasileiro está fazendo. Não sei ainda quais serão os resultados pós-copa e o que será gasto com esse evento. Agora, aceitar que o governo esconda as contas é brincadeira né?

Lívio Soares de Medeiros disse...

De fato, Lizandro.

Abraço.

Manoel Almeida disse...

Uma piada de muito mau gosto, Lívio, e parece que o governo já voltou atrás.

Bruna Caixeta disse...

Lívio,

ano passado entreguei um texto para o 3º ano que discutia sobre este mesmo assunto do seu post.
O texto foi veiculado pela Superinteressante e é de autoria de Simon Kuper, um colunista do Financial Times. Nele, Simon vai deixar algumas considerações sobre o propósito da Copa do Mundo, mostrando que para alguns ela pode mediocremente se resumir a "oferecer felicidade à nação". Era só o que faltava, não?!

Caso queira conferir, o link para acesso ao texto é: http://super.abril.com.br/esporte/copa-deixa-voce-mais-pobre-mais-feliz-573075.shtml

Qualquer problema com o acesso, o artigo está na Edição 279 (junho de 2010).

Gostei das suas considerações sobre o assunto, Lívio.
Abraços.

Lívio disse...

Manoel, o governo tem usado argumentos que, confesso, não entendi. Por isso mesmo, não me convenci.
_____

Bruna, obrigado pelo envio do "link", que vou conferir posteriormente.

Eli Vieira disse...

Grande mestre Lívio, que saudades.

Olha, com toda essa história de invasão das favelas no Rio, de enfiar uma usina de Belo Monte no xingu à revelia dos índios, de vetar kit escola sem homofobia e tudo o mais, estou cada vez mais adotando a posição política do CINISMO: que vão todos os políticos para a puta que pariu.

Nós gastamos 11 mil reais por minuto com cada parlamentar. 11 mil reais por minuto eu disse.

Vamos todos pular no barril de Diógenes e mostrar o dedo médio para nossos governantes? Seria uma opção num mundo ideal.

___

Without further ado, gostei da última edição do Caiu na Rede que está aí do lado. Raimundos era muito bom, mas... melhor nem falar nada sobre o que houve com a banda, porque já foi reclamação suficiente para um comentário só.

Grande abraço, espero estar em patos no feriado que suceder meu seminário de dados do mestrado do dia 10 de agosto. Antes infelizmente não haverá como.

Seu aprendiz,
Eli

Lívio Soares de Medeiros disse...

Grande Eli, gostei de seu comentário, que acaba sintetizando, num gesto, o que todos queremos fazer.

Vindo por aqui, não deixe de dizer.

Sucesso em seu mestrado e em tudo o que vier.