sábado, 10 de janeiro de 2009

"THE BALLAD OF JACK AND ROSE"

Recentemente, assisti a “O mundo de Jack e Rose” (The ballad of Jack and Rose, 2005). Nos papéis principais, Daniel Day-Lewis (Jack Slavin) e Camilla Belle (Rose Slavin). A bela atriz é filha de brasileira com americano; segundo o site IMBD, ela fala bem tanto o inglês quanto o português. Ainda de acordo com o IMDB, Camilla gosta de feijoada. A direção do filme é de Rebecca Miller.

Jack vive numa ilha com sua filha Rose. Ambientalista empedernido, o pai decidira criar a filha longe do mundo capitalista, criando uma espécie de refúgio idílico para os dois. Nesse microcosmo, tudo vai bem até que num certo dia, sem avisar a filha, Jack leva para casa Kathleen (Catherine Keener), sua namorada. Rose se sente traída, enganada.

Complicando ainda mais a convivência, há o despertar sexual de Rose, com dezesseis anos. Pleno de simbolismos e implicações psicanalíticas, principalmente na relação entre pai e filha e na sexualidade de Rose, o sonho de Jack se vê ameaçado também em virtude das presenças dos filhos de sua namorada – Thaddius (Paul Dano) e Rodney (Ryan McDonald). Por fim, há a presença do investidor Martin Rance (Beau Bridges), que quer construir casas próximas à de Jack.

De um lado, Jack com sua utopia; do outro, a pressão para que ele aderisse ao resto do mundo. Por si só, o embate já daria material para um filme, que ainda é temperado pela sexualidade e pelo mundo adolescente. Sem cair na armadilha de intelectualismos ou academicismos, sexo e política pairam durante todo o tempo. Louvável, o trabalho de Rebecca Miller, que é também a roteirista. O que poderia soar como assunto demais para um só filme, é delicada e sobriamente costurado por Miller.

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Lívio, apenas sabia alguma coisa por alto da atriz Camilla Belle. Em vista disso, fui procurar algo mais sobre ela na internet. Encontrei uma intrevista com ela sobre o filme "10.000 a. C." Por esta entrevista, tive dela a impressão de ela ser uma moça muito meiga e educada!
Sugiro a você, Lívio, que fale de outros trabalhos dela, bem como dela.

Lívio Soares de Medeiros disse...

Oi, Alex. Obrigado pela sugestão e pela leitura atenta do blog.

Valeu!