sábado, 10 de junho de 2017

"Livro de uma sogra"

A proposta de “Livro de uma Sogra” (1895) é inquietante. No enredo, dois amigos que não se viam há algum tempo trocam as primeiras palavras. Quando um deles pergunta pela sogra do outro, usa termos pejorativos. O genro, então, elogia a sogra (que já estava morta quando os dois amigos se encontraram), para surpresa de seu interlocutor, o qual argumenta que, anteriormente, ele já havia escutado o companheiro dizer coisas ruins sobre a sogra. O genro, então, entrega para o amigo um manuscrito, que explicaria por que passara ele a ver a sogra de modo positivo. O manuscrito é o “Livro de uma Sogra”.

Nesse artifício literário, “escondendo”-se atrás do que diz a sogra, Aluísio Azevedo (1857-1913) apresenta uma contundente e afiada crítica contra o casamento burguês, que a sogra considera uma farsa, algo contra a natureza, nada espontâneo. Mas Olímpia, a sogra, não apenas critica a artificialidade e os interesses que movem o casamento burguês; além dessa crítica incisiva, ela apresenta uma radical solução para salvar o casamento: os cônjuges precisam conviver menos um com o outro.

Nesse viés, Olímpia, após escarafunchar a sociedade carioca (cenário do romance) em busca de um noivo para a filha, chega ao que considera ser alguém perfeito para seus projetos: Leandro. Tendo o achado, Olímpia passa a colocar em prática o plano que estabelecera para garantir à filha o que aquela não havia tido — um casamento feliz.

“Livro de uma Sogra” está carregado de tintas naturalistas. Nesse sentido, o libelo antiburguês é refém das crenças científicas da época. Assim, Olímpia alega que “para que o filho saia um ente perfeito — forte, inteligente e belo — é indispensável que venha em consequência de um perfeito amor” [1]. Esse trecho ilustra a tentativa de se tentar fazer com que uma teoria científica se encaixe num romance, o que, ademais, é um dos preceitos do Naturalismo.

Se, por um lado, Olímpia ousa, ao propor um modelo de casamento que, mesmo hoje, teria dificuldade em ser aceito (comento mais sobre como funciona esse modelo na sequência deste texto), por outro, ela reverbera o que hoje chamaríamos de machismo: “O raro caso da absoluta superioridade da mulher é uma anomalia que traz fatalmente o desequilíbrio no casal (...). Até na idade e na estatura física é conveniente, para o bom equilíbrio de um casal, que haja certa inferioridade da parte da mulher!” [2].

Romance de tese, “Livro de uma Sogra” funciona como um tratado do que deve ser feito para que o casamento deixe de ser farsa e deixe de causar apenas tédio, infelicidade e dor. Para Olímpia, um casamento somente pode dar certo se os cônjuges conviverem menos um com outro. Apresentando argumentos a favor de sua ideia, a sogra começa a esmiuçar as, para ela, causas do malogro de seu casamento, mesmo tendo ela amado o marido e tendo sido por ele amada.

A partir da investigação de si mesma e do casamento que tivera (quando escreve o libelo que lemos ela já viúva), Olímpia é radical no que propõe à filha dela, Palmira. Após conversa com a filha e com Leandro, Olímpia fez com que ele assinasse documento em que promete seguir o que ela, Olímpia, propusesse.

No dia a dia, ela passa a comandar a rotina da filha e do futuro genro. É Olímpia quem decide a frequência com que podem se ver, quanto tempo poderão ficar juntos. Sem aviso, pode, por exemplo, levar a filha para longe do Rio de Janeiro. Naturalmente, Leandro passa a abominá-la. Nas vezes em que discute com ela, Olímpia faz com que ele se lembre do documento que havia assinado.

O plano dela, sempre, de acordo com ela, concebido para garantir a felicidade da filha, felicidade que ela, reiteradamente, diz não ter tido, é fazer com que Palmira e Leandro sintam falta um do outro. O único modo de fazer isso seria forçar o distanciamento entre os dois, principalmente quando mais quisessem ficar juntos. Levando às últimas consequências aquilo em que acredita, Olímpia exige que Palmira e Leandro, mesmo depois de casados, não vivam na mesma casa; quando Palmira fica grávida, obriga Leandro a ir para o exterior e só voltar a se encontrar com a esposa quando ela já tivesse dado à luz.

Olímpia tem uma teoria sobre o amor. O que a torna instigante é a radical separação que ela faz entre o amor carnal e o amor espiritual. Para ela, o casamento diz respeito unicamente ao amor carnal. Para tanto, ambos os cônjuges têm de ser absolutamente saudáveis (Leandro passa pelo crivo de César Veloso, que é médico). Para que dê certo, o amor, no casamento, tem de ser somente corporal, orgânico. Olímpia vaticina: “O esposo do corpo não pode ser ao mesmo tempo o esposo da alma” [3]. Ela recomenda a Palmira e a Leandro um companheiro para a carne e outro companheiro para a alma, instiga a filha e o genro para que, no futuro, cada um consiga para si amante, mas um amante da alma.

O amor defendido por Olímpia requer corpos completamente saudáveis, por se tratar de um amor sensual, carnal.  Todavia, do genro, ela não espera apenas saúde. Para os propósitos dela, é bom que a inteligência dele seja mediana. Leandro era servidor público; ela o convence a deixar a carreira pública e a se dedicar ao comércio. Para Olímpia, basta uma inteligência razoável para que alguém se dê bem na área comercial. Em sua visão de mundo, um intelecto superior não seria bom para o casamento: “É impossível viver de corpo e alma para a arte e para a glória e viver ao mesmo tempo para a família!” [4].

Ainda que se alegue que a absoluta separação feita por Olímpia entre o amor carnal e o amor espiritual seja consequência de o livro pagar tributo ao Naturalismo, com sua ênfase no ser humano como, predominantemente, produto do que é seu corpo, chama a atenção a ousadia de Olímpia ao propor um casamento nada em sintonia com os preceitos românticos que norteavam (e ainda norteiam), quando do surgimento do livro, boa parte das uniões conjugais. Mesmo publicado há cento e vinte e dois anos, “Livro de uma Sogra” propõe um modelo de casamento que, mesmo hoje, é adotado por poucos. Pode ser que valha para a proposta de Olímpia algo que pode ser dito sobre o Estoicismo: é algo com que nos sentimos impelidos a concordar, mas que não somos capazes de colocar em prática; talvez não consigamos implementar o que Olímpia propõe em virtude das heranças que recebemos do Romantismo. Nesse sentido, em maior ou menor grau, somos uns românticos.
___________

[1] AZEVEDO, Aluísio. Livro de uma Sogra. Lacerda Editores. 2006. Pág. 38.
[2] Idem. Pág. 29.
[3] Ibidem. Pág. 118.
[4] Ibidem. Pág. 84. 

Nenhum comentário: