sábado, 11 de outubro de 2014

"PECADOS ÍNTIMOS"

“Pecados íntimos” é o título do filme a que assisti ontem à noite. É de 2006. O diretor é Todd Field, que também assina o roteiro, ao lado de Tom Perrotta, que é o autor do livro em que o filme é baseado. O livro de Perrotta se chama “Little kids” (Criancinhas). “Little kids” é também o título original do filme. No elenco, Kate Winslet (Sarah Pierce), Jennifer Connelly (Kathy Adamson), Patrick Wilson (Brad Adamson) e Jackie Earle Haley (Ronnie J. McGorvey).

Sarah e Brad estão insatisfeitos com seus casamentos. Ele, pelo fato de a esposa (Kathy) trabalhar demais, decorrendo daí um monótono casamento; ela, por não receber a menor atenção do marido. Não bastasse, Brad é cobrado pela esposa, pois ele não consegue ser aprovado (nem quer ser) no exame de que depende para que esteja apto a exercer a advocacia. Brad e Sarah acabam se conhecendo.

Quando a gente gosta de um filme, nós ficamos torcendo para que nada o “estrague” — pelo menos na visão que a gente tem do que é “estragar” uma produção. Há a cena de um esqueite, envolvendo o personagem Brad, que me pareceu inverossímil.

Contudo, trata-se de apenas uma opinião. Sendo honesto, a sequência do esqueite não “estraga” o filme como um todo. “Little kids” merece ser visto. A obra revela a tensão real que pode haver num cotidiano, que, na aparência, é pacato, perfeito, invejável.

Casamentos frustrados, personagens atribulados pelo que fizeram no passado... O forte de “Little kids” é o ingrediente emocional, adulto. O roteiro não foge das situações-limite a que vai nos levando. Não sei se o livro em que o filme se baseia também conduz a tais situações. “Little kids”, à medida que vamos o assistindo, vai nos mostrando que criancinhas somos nós. 

Nenhum comentário: