terça-feira, 2 de setembro de 2014

OS CROODS

Tenho certa ojeriza a atrações em que inserem rótulos como “diversão para toda a família”, “indicado para toda a família” ou “infantil e família”. Com muita frequência não passam de filmes, desenhos ou animações com excesso do que é politicamente correto, chegando a ter um pé na hipocrisia. Não é o caso de “Os Croods”, criação de 2013 da DreamWorks.

A animação é dirigida por Kirk De Micco e Chris Sanders, que também escreveram o roteiro, o qual conta ainda com a autoria de John Cleese. Os Croods são uma família; vivem sob a proteção do pai numa caverna. Ficam encrencados quando um terremoto destrói o lar que têm.

Grug, o patriarca, delega a si a missão única de manter vivos seus protegidos. Em nome disso, exerce vigília pesada, não permitindo que os integrantes da família se extraviem em caminhos desconhecidos, alegando que o mundo lá fora é farto em perigos. Por outro lado, Eep, sua filha, tem um aflorado instinto de curiosidade; está louca para pisar terras inéditas.

As crianças que conferirem a animação podem se divertir com as trapalhadas que os Croods aprontam (exatamente por isso eu me diverti muito). Já as metáforas, alusões e alegorias da animação convidam os adultos a reflexões que vão da filosofia à antropologia. É difícil achar essa mistura que diverte e que faz refletir; os diretores conseguiram isso.

Devido ao sucesso da animação, li que uma sequência está a caminho. As vozes originais também estariam confirmadas: Nicolas Cage é Grug; Emma Stone, Eep; e Ryan Reynolds, Guy. Enquanto a anunciada sequência não vem, divirta-se e visite-se assistindo aos Croods. É diversão para toda a família.

Nenhum comentário: