domingo, 2 de fevereiro de 2014

EINSTEIN E O CACHORRO

Antes de eu dizer o que vou dizer, afirmo: gosto de cachorros. Fui criado numa casa em que havia deles, por causa de meu pai, que sempre os teve. Depois que meu pai morreu a tradição foi mantida. Reitero: gosto de cachorros. 

Recentemente, no Facebook, tem sido veiculada uma foto em que há o Einstein. Junto a ela, a seguinte frase: “Não confio em pessoas que não gostam de cachorro, mas confio totalmente num cachorro quando ele não gosta de uma pessoa”.

Não entendi, para começar, o motivo de haver uma foto do Einstein “ilustrando” a frase. Quiseram com isso, buscando um suposto argumento de autoridade, dizer que o físico é o autor da frase? Isso cheira a autoria incorreta.

Contudo, o curioso é que a frase não faz o menor sentido. Não confiar em uma pessoa pelo fato de ela não gostar de cachorro?! Quer dizer então que o critério para se confiar em alguém é o fato de a pessoa gostar de cachorro? O sujeito pode ser um calhorda, mas se gosta de cachorro é, portanto, confiável? Ou calhordas não são capazes de gostar de cachorro?...

Quer dizer então que todo mundo que gosta de cachorro é confiável? Quer dizer que basta à pessoa gostar de cachorro para que se confie nela? Será que não há alguém nesse mundo de bilhões de pessoas que goste de cachorro e que seja um trapaceiro?...

Ora, isso é limitar a confiança a um critério sem sentido. Hitler gostava de cachorro. Ele gostava de crianças também, e, dizem os biógrafos, não havia nisso traço do que poderíamos chamar de populismo. Pergunte a um judeu se ele confiaria em Hitler após saber que ele gostava de cachorro...

A frase, que já havia começado ruim, terminar pior do que começara: “Confio totalmente num cachorro quando ele não gosta de uma pessoa”. Nesse caso, o critério para se confiar numa pessoa é decidido por um... cachorro. 

E se um cachorro não gostar de sua mãe?... (Será que todos os cachorros do planeta gostam de sua mãe?...) E se um cachorro não gostar de seu melhor amigo?... (Será que todos os cachorros da Terra hão de gostar de seu melhor amigo?...) E se um cachorro não gostar de você?... E se um cachorro vier a não gostar de sua esposa ou de seu marido?...

Um cachorro não vale nem mais nem menos do que um tatu, por exemplo. A diferença é que o cachorro foi domesticado. Séculos e séculos de convivência criaram uma dependência mútua entre cachorro e gente.

Ainda assim, a psique humana é mais melindrosa e multifacetada do que é capaz de deduzir a sagacidade de um cão, por mais sofisticada que ela seja. Não sei se um cachorro se deixa levar pela imaginação, mas o ser humano se deixa, a ponto de dizer que o “parecer” de um cão é critério para se confiar numa pessoa. 

44 comentários:

Paulino disse...

Gostei de seu texto. Parabéns

Lívio Soares de Medeiros disse...

Grato, Paulino.

Anônimo disse...

Pouco estuudo faz com que pessoas façam má interpretação de textos e pior que isso, de uma simples frase.
Ora, em nenhum momento a frase deixa explícito que que as pessoas que gostam de cachorro são confiáveis, somente que não confia em quem não gosta de cachorro, só isso, o resto é da sua imaginação, que por sinal é um tanto ruim, mas ainda assim respeito como opinião. (ponto)
E a frase completa que confia no cachorro quando este não gosta de uma pessoa, só.
É uma frase para pensar e refletir, só isso, é a opinião de alguém, ou de várias pessoas que gostam de seus cachorros.
Afinal as pessoas que tem cachorro os conhecem bem, não é o meu caso, não tenho cães e pra falar bem a verdade não sou fã deles.
Na realidade a frase só nos remete a reflexão, onde mais vale confiar num cachorro que numa pessoa, ainda mais quando esta não gosta de cachorro, aliás, "confio mais num cachorro desconhecido que num ser humano conhecido", mais uma frase pra voce comentar, essa é minha e criada agora mesmo, KKKKK!

Lívio Soares de Medeiros disse...

Anônimo, não acho que eu tenha interpretado mal a frase.

É claro que sei que a frase é só uma opinião. Só não concordo com ela e escrevi isso.

Quanto à sua frase, é divertida, e esse é meu comentário sobre ela. ;)

Anônimo disse...

Nunca vi tanta ignorância em um texto só

Lívio Soares de Medeiros disse...

Anônimo, por que o texto é ignorante? Ou você é dos que acreditam que um cachorro dever ser o definidor de quem é confiável?...

Anna Paula Teixeira disse...

Não gostei do teu texto. Cachorros são confiáveis, visto que eles não abandonam seus donos em meios as dificuldades, diferente do ser humano, que você dá pão, teto, agasalho e amor e ainda assim são traiçoeiros. A frase que tanto você, autor, critica em teu texto é uma metáfora, uma comparação com a ingratidão humana e o afeto do cão. Só quem cria um bichinho doméstico sabe o quanto essa frase criticada faz sentido... Porém sou obrigada a concordar contigo em um único detalhe: é a tua opinião, e esse é o lado bom da leitura - as diferenças de opiniões. Viva as diferenças de pensamentos e a argumentação.

Lívio Soares de Medeiros disse...

Sim, Anna Paula, também considero os cachorros confiáveis, bem como sei que o ser humano pode não ser confiável. Com o que não concordo, é com a ideia de que um cachorro sabe decidir quem é e quem não é confiável. E, como dito em meu texto, sempre houve cachorro aqui em casa; também como dito, gosto deles.

Sim, um dos lados bons da leitura é a diferença de interpretação.

Grato pelo comentário.

Rogério disse...

Amigo Lívio.
Seu texto é coerente e sóbrio. As pessoas (e esse tal de "anônimo")é que têm uma visão simplista da realidade. Já julgaram que vc, pelo que escreveu, não gosta de cachorros e, ao mesmo tempo, só porque existem seres humanos detestáveis, que nós, os seres humanos, não merecemos confiança. Não há como nem o que discutir com mentes tão primárias que, por pensarem assim, achem-se tão especiais!
Parabéns por sua lucidez!

Lívio Soares de Medeiros disse...

Obrigado pelo comentário, Rogério.

Unknown disse...

Acho que o texto tratou apenas da superficialidade da frase! As vezes vemos apenas o óbvio, a frase trás sim reflexões extras!

Lívio Soares de Medeiros disse...

Edna, gentileza comentar as reflexões extras da frase.

Grato pelo comentário.

Unknown disse...

Boa!

Lívio Soares de Medeiros disse...

Pat, comentário recebido.

Anônimo disse...

Não concordo em nada com essa frase, mas ela é de Einstein. Há décadas essa frase é mencionada como sendo dele.
O fato é que tudo que Einstein falam querem tornar lei.
Einstein foi um gênio, talvez o maior de todos; mas tomar suas frases como lei é um absurdo.mo lei.
Tem uma frase dele em que ele diz: "A tradição é a personalidade dos imbecis."
Também não concordo.
Acho que o Einstein bebia as vezes.

Lívio Soares de Medeiros disse...

Olá, "Anônimo", grato pelo comentário.

É verdade: só pelo fato de uma frase ter sido dita por um gênio, isso não significa que tudo o que tenha sido dito por esse gênio seja brilhante.

Pepita Rovira disse...

"A compaixão pelos animais está intimamente ligada com a bondade de caráter, e pode ser seguramente afirmado que aquele que é cruel com os animais não pode ser um bom homem". Arthur Schopenhauer

Lívio Soares de Medeiros disse...

Pepita, eu não conhecia a frase. Gostei.

Grato por compartilhar.

Anônimo disse...

PERFEITO!
Esse é o primeiro indício do fim da sociedade humana.

Lívio Soares de Medeiros disse...

Ok, Anônimo.

Anônimo disse...

Cara... nada a ver isso tudo que você escreveu, viajou totalmente. Como o amigo ai em cima disse:
"Pouco estudo faz com que pessoas façam má interpretação de textos e pior que isso, de uma simples frase."
Estuda um pouco antes que querer pagar uma de filósofo, e faz um favor para a internet, apaga essas suas palavras inúteis para economizar alguns KB de espaço em algum disco de algum servidor por ai.
Francamente.

Lívio Soares de Medeiros disse...

Anônimo, nada a ver é acreditar que um cachorro tem a capacidade de decidir quem é confiável.

Anônimo disse...

Vc tem quantos anos? 9?
Então se fosse escrever sobre o ditado:

"pimenta nos olhos dos outros é refresco"

Vai escrever o que?

Vai escrever um texto longo dizendo que "de maneira nenhuma a pimenta pode ser considerada refresco, pois já é comprovado que a pimenta causa ardência nos olhos, e pior, pode causar sérios problemas ao entrar em contato com o globo ocular. Portanto discordo totalmente e acho um absurdo quem escreveu esta frase fazendo as pessoas pensarem que colocando pimenta nos olhos vão refrescar-se."

O filosofo, aprenda... Os ditados não são levados ao pé da letra!

Agora continue acreditando na sua ignorância e seja feliz. Como pode ver eu não fui o único que te criticou, praticamente todo mundo discordou de você.

Deixo um ditado pra você (repito novamente, evite levar ao pé da letra senão você não aproveita ele rsrsrs)

"O pior cego é aquele que não quer ver"

KKKKKKKKKKK obrigado por me fazer rir criança.

Lívio Soares de Medeiros disse...

Anônimo, do mesmo modo que ditados não podem ser encarados literalmente, algumas frases também não podem. Você não respondeu a meu questionamento: faz sentido um cachorro decidir se uma pessoa é confiável? Ademais, do mesmo modo como o texto não pode ser lido literalmente, ele deve, contudo, ser interpretado. Então responda: o que a frase sobre os cães quer dizer? Argumente, logicamente, se ela quer dizer algo diferente do que eu disse. Dizendo com outras palavras: o que a frase, de acordo com seu pensamento, quer dizer? Como ela deve ser interpretada de acordo com seu entendimento?

Anônimo disse...

A resposta já foi dada e você não viu!

Anônimo disse...

Excelente texto, parece que o fato de ter usado silogismo para afirmar o equívoco na expressão tão difundida no facebook irritou alguns. Bom, eu não gosto de cães, não que os odeie, tampouco os maltrate, mas jamais os teria na minha casa, porque tenho alergia, porque gosto de casa limpa, porque moro em apartamento, porque gosto de viajar enfim, minhas razões não estão em discussão. O ponto é: desafio a qualquer bitolado a encontrar alguma pessoa da minha convivência que discorda do meu grau de confiabilidade.

Lívio Soares de Medeiros disse...

Grato pelo comentário.

Vânia Hamessi disse...

Você pode não gostar de cães, mas o fato de não maltrata-los mostra que é sim uma pessoa confiável. O importante é o respeito pela vida e sofrimento deles. Se a pessoa é capaz de fazer um animal sofrer, apenas por prazer, não e confiável.. e é capaz sim, de maltratar uma pessoa

Lívio Soares de Medeiros disse...

Grato, pelo comentário, Vânia. No mais, como dito no começo do texto, gosto de cães.

nelson ely disse...

E o Einstein não tem nada a ver com esta frase mal formulada.

Lívio Soares de Medeiros disse...

Ok, Nelson.

Anônimo disse...

Kkkkkkk! Até a sua confibilidade é imposta em graus! Essa foi o comentário mais divertido.

Unknown disse...

Nossa falou tudo

Unknown disse...

Perfeito!

Martin disse...

Quem de fato gosta de cachorro como eu, e pode, dedica tempo e trabalho para ajudar aqueles abandonados e com necessidades, o resto é de cada um. Não sei nem oque faço aqui neste momento lendo isto? Burrice pelo tempo perdido, vou ajudar os bichinhos. Tempo melhor gasto.

Fidelis disse...

"Quanto mais conheço o homem, mais eu gosto do meu cão" Ataulfo Alves. Tô de acordo com ele ,com Einstein e com Deus,que mandou encher a arca de animais, não de homens.

Unknown disse...

Muito boa sua resposta ao bebezão! Não pensamentos para refletir, não p levar ao pe da letra.

cassianohasmann disse...

Meu Deus! As pessoas não sabem mais fazer uma simples interpretação de textos mesmo, tiram suas conclusões simplesmente conforme o que "acham" que é. Culturalmente, isso é uma pena de se ver nos dias de hoje. :(

Maça do amor disse...

Vendo a forma que as pessoas reagiram a sua interpretação só me resta lamentar a triste realidade, as pessoaz estao tresloucadas, absolutamente incapazes de aceitar q os outros tem opinioes diferentes delas.

Gisele Nicacio disse...

Justamente pela afinidade e cumplicidade entre os dois e Deus tutores, que gera essa confiança- não é que o parecer de um animal domesticado tenha critério de verdade absoluta, mas denota que há algo errado na estranheza demonstrada a certos humanos, eu acredito na pureza das crianças e dos bichos e que eles conseguem enxergar algo a mais e nós humanos-adultos não vemos/sentimos, eis aí assertiva, confio num cão quando ele não confia em uma pessoa (alguma coisa ruim está farejando) -- obg pelo texto

Anônima disse...

Muito boa resposta ao crianção. Em nenhum momento a frase diz que se deve usar um cachorro para ver se uma pessoa é confiável. Que interpretação rasa e tola. A frase fala de como se sente uma pessoa que verdadeiramente ama e confia no seu melhor amigo que é um cachorro. Por saber da lealdade, da amizade, da sinceridade e das demais virtudes de seu cachorro lhe parece impossível alguém não gostar dele. E este alguém, portanto,se torna passível de sua desconfianca.

Unknown disse...

Nenhum bicho é confiável e nenhum ser humano é confiável. Sugiro a série ..."o poço" .... Quantos aos ditados não servem pra nada senão provocar várias interpretações... Frases de efeito.... Impressionam mas não tem nenhuma importância ou utilidade pratica. Assim como a filosofia... Embora eu tenha achado o texto excelente e ocomentario do anônimo também excelente, embora ele esteja um pouco estressado.

José Antonio disse...

Não é pq gosta de cachorro q é confiável, mas se não gosta não é confiável. Essa é a lógica. Concordo. Não quer dizer q quem não gosta é gente ruim, mas apenas q não é confiável até q se prove o contrário.

José Antonio disse...

Exatamente. A lógica é essa.