sábado, 30 de março de 2013

VAIDADE

Esse tem a vaidade do corpo.
Aquele, a do intelecto.
Aquele outro, a do
corpo e a do intelecto.
Este não tem vaidade —
deixou a vida há pouco.

quinta-feira, 28 de março de 2013

CONTO 61

Teodoro ficaria desolado se Úrsula um dia chegasse e pensasse não haver ninguém em casa. Para que assim não fosse, ele, à noite, estando em casa, deixava a luz da varanda acesa. Assim foi durante cinco anos, dois meses e dezoito dias. Um dia, rendeu-se: foi quando Úrsula foi até a casa dele. Tudo escuro. Ela, então, acendeu a voz.

terça-feira, 26 de março de 2013

PAPA FRANCISCO

A postura aparentemente simpática e humilde do papa tem sido elogiada até por não católicos, apesar de ter sido divulgado que o padre teve proximidade com a ditadura argentina. Mas ainda é cedo para se julgar o trabalho dele.

À parte isso, os que o têm elogiado destacam o que parece ser um despojamento do pontífice: ele foi filmado aproximando-se de fiéis na Praça São Pedro; divulgou-se que, por enquanto, quer permanecer em residência simples; jardineiros e faxineiros do Vaticano assistiram a missa celebrada por ele.

Não li ninguém dizendo que a abordagem de Francisco pudesse ser, digamos, populista (se alguém disse isso, não tomei conhecimento). Partindo-se do pensamento de que ele não está fazendo um teatrinho ao se aproximar do povo ou ao passar a impressão de ter um estilo menos pomposo do que seus antecessores, ele estaria “simplesmente” fazendo o que se espera de um papa...

Dito de outra maneira, sempre levando-se em conta que as atitudes dele não são movidas por uma espécie de politicamente correto católico, Francisco estaria, quem sabe, tentando exercer um apostolado mais próximo daquilo que o catolicismo prega em palavras: uma vida simples, despojada.

Pode-se argumentar que esse despojamento papal seria uma das estratégias da igreja católica na tentativa de se estancar a debandada de fiéis que tem ocorrido. Se for esse o caso, ainda assim tal estratégia não deixa de ser acertada. Obviamente, não é o bastante: em julho, estrategicamente, o papa estará no Rio de Janeiro, na Jornada Mundial da Juventude.

segunda-feira, 25 de março de 2013

COSMOPOLITA

Minha terra é meu material.
Piso o mesmo chão há décadas.
Sei que há beleza lá fora,
mas a beleza que visito é aqui.
Cosmopolita sem viagens, 
paro, observo, olho em torno.
Quero tornar universal o agora.
Se a beleza não salta aos olhos,
a gente olha de novo e a inventa.

sábado, 16 de março de 2013

quinta-feira, 14 de março de 2013

FOTOGRAFIA E ÁGUA

A ideia de que a fotografia “congela” um instante que não mais se repetirá é clichê — mas que não deixa de ser rico. A rigor, nenhum instante jamais se repetirá: o futuro é feito de inexoráveis ineditismos.

Entretanto, sempre que fotografo a água, é como se o caráter único de cada instante fosse ainda mais retumbante. É como se eu percebesse tal ineditismo com mais vivacidade quando “congelo” o movimento dela. Num átimo anterior, a “escultura” feita por ela era uma; num átimo posterior, estaria modificada. A unicidade desta “escultura” é o que fica, registrada na imagem...

Tirei essas fotos quando vi que um cano se rompera, na Olegário Maciel, de modo que a água jorrava com profusão. Passando pelo local depois de ter saído do trabalho, corri aqui em casa e peguei a câmera. Ao voltar para lá, o jorro prosseguia. Antes de chegarem para consertar o vazamento, pude tirar umas dez fotos.




terça-feira, 5 de março de 2013