segunda-feira, 1 de março de 2010

LEITURAS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Recentemente, numa revista cultural, li um anúncio da Editora Abril sobre o site Educar para crescer. O anúncio tem por objetivo incentivar a leitura, e é bastante específico: “Biblioteca básica: o que ler dos 2 aos 18 anos para chegar com boas referências à vida adulta”.

Resolvi então conferir a página, que tem uma curiosa lista de sugestões. Indica, por exemplo, a leitura de “Esperando Godot” para os jovens de dezoito anos. Para as crianças de dois, histórias como “Chapeuzinho vermelho” e “Os três porquinhos”. Para quem tem treze anos, indicam “Frankenstein”.

Obviamente, a lista não tem de ser seguida... literalmente – o que, em última instância, estaria em desacordo com o ato de liberdade que toda leitura deveria ser. Por fim, a lista sugerida é eclética, contendo gêneros variados e autores de diversos países.

Caso queira mais informações, gentileza clicar aqui.

5 comentários:

Chris Rocha disse...

Oi Lívio!

Acabei de conferir a dica... excelente! Valeu mesmo. Você é "antenado".

Lívio Soares de Medeiros disse...

Valeu, Chris.

Manoel Almeida disse...

Parente, tomei a liberdade de encaminhar sua sugestão de leitura à direção da escolinha dos meninos.

Abraços.

Rusimário disse...

Oi Lívio, vi a lista e fiquei na dúvida. Não acredito que os jovens estejam lendo os livros propostos na idade de 14, 15 anos. São livros pesados que carecem de apreço pela leitura. Via de regra, a moçada de hoje está bem distante do que está proposto na lista.

Lívio Soares de Medeiros disse...

Sem erro, Manoel.

Rusimário, de fato, a lista sugerida está longe da realidade da maioria de nossas crianças e adolescentes. Vejo as sugestões de leitura do site como uma lista "ideal".