domingo, 12 de julho de 2009

A HISTÓRIA POR TRÁS DA FOTO (54)

Nessa sexta, participei de festa em um de meus locais de trabalho. Houve pipoca, quentão, correio elegante, quadrilha e tudo o mais.

Levei a câmera para registrar informalmente o evento. Depois das 23h, a Lua também veio conferir o auê, despontando atrás de um prédio.

Procurando um melhor ângulo para fotografá-la, vi que poderia haver uma composição em que a Lua estivesse atrás das folhagens de uma árvore.

Como era noite, eu sabia que as condições eram desfavoráveis: eu estava sem tripé e teria de usar uma velocidade muito baixa, o que de fato ocorreu.

Para evitar foto tremida, escorei na porta de um estabelecimento ao lado da escola, prendi a respiração antes de cada foto e comecei a fotografar.

Para a foto acima, usei velocidade de 1/4. Isso significa um intervalo de um segundo dividido por quatro. Parece um tempo muito rápido, mas para a fotografia é mais do que o bastante para que a foto saia tremida, ainda mais que eu estava usando o zoom.

A abertura foi F/5. Usei ISO 400 e exposição manual. O registro foi feito com câmera digital compacta, às 23h25.

4 comentários:

Nélio Lobo disse...

Parabéns, Lívio. Tomara que muitas condições desfavoráveis como essa se repitam. Abraço.

Lívio Soares de Medeiros disse...

Grato, Manoel.

Raquel Moreira disse...

Lívio, linda foto!
Sinto-me nessas horas compelida a aprender sua arte...

Lívio Soares de Medeiros disse...

Aprenda mesmo fotografia, Raquel. É um barato. E conte comigo pra dicas.