sábado, 16 de maio de 2009

APONTAMENTO 55

A vida tal qual a conhecemos é a conjugação e a consequência de uma história inteira de fatores no Universo. Um hipotético asteroide longínquo que tenha sua trajetória desviada em função seja do que for, pode vir a se chocar contra a Terra e destruir boa parte da vida por aqui – ou toda ela; se a inclinação da Terra sofresse mínima alteração, os danos à vida no planeta poderiam ser fatais. O fato de eu estar aqui digitando estas palavras é o resultado de um sem--fim de arranjos.

Não sugiro com isso que o Universo tenha “conspirado” para que houvesse vida na Terra ou que tenha se organizado como o conhecemos para que o ser humano existisse. Nada disso. Só quero dizer que a vida, qualquer forma de vida, seja onde for, é resultado de causas sutis e, para os parâmetros humanos, extremamente demoradas. E que uma mínima alteração no arranjo pode liquidar o que vive.

Todo equilíbrio é tênue.

2 comentários:

Gabi disse...

O apontamento foi lindo e muito pertinente. Fácil trazê-lo para nossa condição humana, que sobrevive de tentar acordo entre as próprias polaridades. Se a tentativa cessa ou falha, desfaz-se o equilíbrio, que é, enfim, sempre tênue.

Lívio, embora eu não tenha me manifestado ultimamente, continuo por aqui acompanhando, lendo todos os posts, e me identificando com a maioria deles. Só estou meio sem inspiração pra escrever, comentar algo relevante.

Um grande abraço.

Lívio Soares de Medeiros disse...

Gabriela, você confere, mesmo sem comentar: o blogue não tem sido em vão.

Abraço.