terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

PAI E FILHA

A baladinha “Changes”, do Black Sabbath, é muito conhecida. Foi também gravada por Kelly Osbourne, filha do Ozzy Osbourne (que foi vocalista do Black Sabbath). Dessa gravação, o paizão dela participa.

A
letra original foi levemente modificada, de modo que o tom amoroso e triste deu lugar a um “diálogo” entre pai e filha, na regravação (conferir letra) de Kelly Osbourne.

Curiosamente, Kelly Osbourne também regravou "
Papa don't preach", sucesso da Madonna em que a filha adolescente tem de resolver pendenga com o pai: a garota engravidara.

Não sei como é o relacionamento entre Ozzy e Kelly Osbourne. Ainda assim, deve ter sido um baita orgulho para o Ozzy ter tido a oportunidade de cantar com a filha.


Em
tempo: o relacionamento às vezes conflituoso entre pais e filhos é bem marcado na música pop. Além das citadas acima, mais alguns exemplos:

● Pais e filhos – Legião Urbana
● Father and son – Cat Stevens
● Como nossos pais – Belchior
● The living years – Mike + The Mechanics
● Obrigado – O Gabba
● Ovelha negra – Rita Lee

Caso alguém aí saiba de outra(s), sinta-se totalmente à vontade para dizer.
_____

P.S.: graças à gentileza de Gabriela Maria, insiro mais canções cuja temática é o relacionamento entre pais e filhos:

● Perfect - Alanis Morissette
● Winter - Tori Amos
● Pose - Engenheiros do Hawaii
_____

P.S. 2: graças ao Ismael, mais canções para a lista:

● Mother - John Lennon
● Mother - Pink Floyd
_____

P.S. 3: pessoal, eu me lembrei de mais duas: a continuar assim, teremos rapidinho repertório para encher um CD:

● Forever young - Rod Stewart
● My baby - The Pretenders
_____

P. S. 4: Mais uma, também sugerida pela Gabriela Maria:

● Amanhã é 23 - Kid Abelha

10 comentários:

Gabriela Maria disse...

nossa, tem tantas musicas q falam de conflitos entre pais e filhos, né... por exemplo, "perfect", da alanis morissette e "winter", da tori amos. mas uma q marcou muito, foi numa fase dificil entre minha mãe e eu. mas marcou pq me remetia à aproximação com o meu pai, q esse conflito provocou. "pose", dos engenheiros do hawaí - a versão do acústico MTV. adorei este post.

Lívio Soares de Medeiros disse...

Gabriela, é sempre bom saber que você confere este blogue. Pode ter certeza disso.

Obrigado demais por conferir com frequência. E obrigado também pela contribuição para esta postagem. Vou insirir as músicas que você mencionou na lista.

Valeu!

Eli Vieira disse...

Bem lembrada pela Gabriela Maria "Perfect" de Alanis Morissette. É uma música ótima.

Você falou em Mike & The Mechanics, me lembrei na hora da música "Over my shoulder", que fala sobre memórias e amor. O vocalista tem uma voz ótima (é ele o Mike? - me pergunto).

Lívio Soares de Medeiros disse...

Sim, Eli, ele é o Mike; já foi integrante da banda Genesis.

Valeu.

Anônimo disse...

Caro Professor, excelente post... É impossível ler o texto e não fazer uma rápida reflexão pessoal sobre o tema e aproveito pra aumentar a ótima lista... Lembrei-me de algumas músicas que me disseram e dizem muito a respeito, são elas: "Mother" de John Lennon, "Mother" do Pink Floyd...Acho que "Cowboy fora da lei" de Raul Seixas, também se encaixa... Finalizando, cito uma que talvez pra alguns não esteja muito dentro do assunto sugerido, mas para mim está, e muito. É a seguinte: "Knockin' On Heaven's Door" de Bob Dylan... Um abraço

Lívio Soares de Medeiros disse...

Ismael, como pude me esquecer do John Lennon e do Pink Floyd! Bem lembrado mesmo. Obrigado por colaborar com a lista. Já vou atualizá-la.

Anônimo disse...

olha mais uma:
* Amanhã é 23 - Kid Abelha

Lívio Soares de Medeiros disse...

Gabriela, obrigado mesmo mais uma vez.

Vou inserir a música do Kid Abelha na lista.

Unknown disse...

Olha! Essa musica do black Sabbath eu nao sou muito chegado!Más porém gosto muito de varias outras! Obs: Meu tio era baterista do Gabba! Obrigado é uma musica muito bacana!
Como Muito bacana!
Abraços

Lívio Soares de Medeiros disse...

Oi, Carlos; eu também gosto muito de "Obrigado".