domingo, 8 de julho de 2012

ENSAIO (7)

Desde quando fiquei sabendo dos girassóis que estão numa das margens da BR 365, aqui próximo a Patos de Minas, logo tive a vontade de ir até lá fotografá-los – o que fiz ontem. Levei um cabo, para conectar o “flash” à câmera.

Era minha intenção brincar com a luz, e o cabo seria útil por permitir ao “flash” não ficar acoplado ao corpo da câmera. Assim, quando bem próximo dos assuntos que fotografei, com uma das mãos eu segurava a câmera; com a outra, eu segurava o “flash”, posicionando-o em diferentes ângulos em relação ao assunto fotografado, ora disparando mais luz, ora menos, manejando a luminosidade a bel-prazer.

As fotos foram tiradas entre 15h28 e 16h26. Enquanto eu fotografava os girassóis, consegui dois “bônus”: um deles, um inseto; o outro, uma seriema. À medida que eu ia fotografando pude perceber que as vozes delas estavam se aproximando. Já indo embora, decidi pegar o carro e seguir em direção ao vozerio. Como já as fotografei anteriormente, sei que são ariscas.

Dirigindo por uma estrada vicinal, vislumbrei um casal delas sobre uma cerca. Diminuí a velocidade e fui me aproximando. Uma logo desceu de onde estava e sumiu em meio à vegetação. A que permaneceu já mostrava sinais de inquietação. Praticamente a 10 quilômetros por hora, fui me aproximando com o carro e consegui posicioná-lo de modo que seria possível fazer a foto do interior do veículo. Já tendo garantido pelo menos uma imagem, tentei me aproximar mais. A seriema, então, foi embora – sem nem se despedir...