domingo, 8 de julho de 2012

ENSAIO (7)

Desde quando fiquei sabendo dos girassóis que estão numa das margens da BR 365, aqui próximo a Patos de Minas, logo tive a vontade de ir até lá fotografá-los – o que fiz ontem. Levei um cabo, para conectar o “flash” à câmera.

Era minha intenção brincar com a luz, e o cabo seria útil por permitir ao “flash” não ficar acoplado ao corpo da câmera. Assim, quando bem próximo dos assuntos que fotografei, com uma das mãos eu segurava a câmera; com a outra, eu segurava o “flash”, posicionando-o em diferentes ângulos em relação ao assunto fotografado, ora disparando mais luz, ora menos, manejando a luminosidade a bel-prazer.

As fotos foram tiradas entre 15h28 e 16h26. Enquanto eu fotografava os girassóis, consegui dois “bônus”: um deles, um inseto; o outro, uma seriema. À medida que eu ia fotografando pude perceber que as vozes delas estavam se aproximando. Já indo embora, decidi pegar o carro e seguir em direção ao vozerio. Como já as fotografei anteriormente, sei que são ariscas.

Dirigindo por uma estrada vicinal, vislumbrei um casal delas sobre uma cerca. Diminuí a velocidade e fui me aproximando. Uma logo desceu de onde estava e sumiu em meio à vegetação. A que permaneceu já mostrava sinais de inquietação. Praticamente a 10 quilômetros por hora, fui me aproximando com o carro e consegui posicioná-lo de modo que seria possível fazer a foto do interior do veículo. Já tendo garantido pelo menos uma imagem, tentei me aproximar mais. A seriema, então, foi embora – sem nem se despedir...


















  

7 comentários:

Dionathan disse...

Tenho passado com frequência por esses girassóis.
Algumas das vezes imaginado o que o meu amigo Livio seria capaz de fazer por ali.
Dito e feito...
Fantásticas as fotos,parabéns!

Bruna Caixeta disse...

Lívio,
desde que você criou o fotopoema no qual há uma fotografia de girassóis e a belíssima sentença:

"Não há os escolhidos -
escolhido é quem se escolhe",

inevitavelmente, quando vejo as flores, ou a foto delas (como foi o caso nesta postagem), recordo-me da sentença.

Esta minha pessoal reação parece ser um exemplo de que houve a perenidade, de um jeito florido, da sua mensagem.

Que bom a mente fazer esse tipo de associação, e você, foto e poesia!

Abraços.

Lívio Soares de Medeiros disse...

Grande Dionathan, quanto tempo! Que tudo esteja bem com você e com a Fernanda.

Que bom que gostou das imagens. Além do mais, eu não poderia deixar de ir até lá.

Grande abraço.
_____

Poxa, Bruna, que legal, a associação. Obrigado.

Eu me lembro mesmo desse fotopoema. Os girassóis que estão na foto estavam num lugar próximo a Presidente Olegário.

Obrigado por conferir e comentar, Bruna.

Álisson Duarte disse...

Imagens impressionantes Lívio, parabéns.

Lívio Soares de Medeiros disse...

Olá, Álisson. Obrigado. Abraço.

Nélio Lobo disse...

Parabéns pelos belíssimos postais, Lívio. Eu não sabia que girassóis são do tamanho de pés de milho. O clássico de Van Gogh ganha nova dimensão. Abraços.

Lívio Soares de Medeiros disse...

Olá, Manoel.

Obrigado pelo comentário, e a expressão "nova dimensão" foi ótima.

Grande abraço.