sexta-feira, 9 de maio de 2014

CANON OU NIKON?

Há alguns dias, tendo saído para fotografar com amigos, escutei o seguinte diálogo:
— Você já fotografou com Nikon?
— Não: eu não uso droga.
A risadaria dentro do carro foi geral.
A conversa prosseguiu mais ou menos assim:
— As cores da Canon são mais vívidas.
— Ué, mas eu já ouvi dizer exatamente o contrário.

Há quem não consiga levar na esportiva diálogos em que um usuário de Nikon brinca com um usuário de Canon ou vice-versa. Pela internet, já acompanhei brigas tolas entre “canonianos” e “nikonianos”, ofendendo-se como torcedores de futebol imbecis. 

Desde o advento das digitais, sempre tive câmera Canon. A primeira foi uma Powershot A300. Depois, comprei uma Canon Powershot Pro1. Para usar nesta, passei a comprar acessórios; alguns, uso até hoje. A seguir, comprei uma EOS 20D... Em virtude dos acessórios que comprei a partir da Pro1, a escolha por outras câmeras Canon, nos quais esses acessórios poderiam ser usados, era a escolha mais viável, levando-se em conta a grana.

Conheço gente que fotografou por muito tempo com Canon e depois passou a fotografar com Nikon, bem como gente que começou a fotografar com Nikon e depois migrou para Canon. Há fotógrafos geniais que fotografam com Nikon; há fotógrafos geniais que fotografam com Canon. Costumo brincar, dizendo que se eu tivesse dinheiro, eu fotografia com Canon, com Nikon, com Leica e com Hasselblad.

Se me debruço sobre uma foto estupenda, não sei dizer a marca da câmera com que ela foi tirada. Considerando-se as marcas populares — Nikon e Canon —, as diferenças que pode haver são diluídas quando as fotos são editadas. Digamos, por exemplo, que a Nikon gere cores mais saturadas do que a Canon; isso pode ser modificado na edição, diminuindo-se ou aumentando-se a saturação. O mesmo vale para qualquer outra suposta característica das câmeras Canon em relação às Nikon.

Não é raro, quando querem incrementar seu potencial fotográfico, as pessoas me perguntarem se devem comprar Canon ou se Nikon. O que digo? Que estou satisfeito em fotografar com Canon. Isso, todavia, não quer dizer muito, pois conheço inúmeros fotógrafos que estão satisfeitos em fotografar com Nikon... 

ALADA

A imaginação nasceu para voar — 
a cabeça da gente 
não pode ser gaiola. 

À LUZ

Nasce o dia.
O Sol corteja a flor.
Ela abre a porta; ele entra.
Ainda pela manhã, ela dá à luz.