segunda-feira, 12 de outubro de 2009

"O CADERNO SECRETO DE LORI"

Ontem, no Teatro Municipal Leão de Formosa, às 21h, ocorreu o espetáculo teatral “O caderno secreto de Lori”. O evento fez parte do III Festival Nacional de Teatro Universitário. Abaixo, resenha que escrevi sobre a peça e também algumas fotos que fiz da apresentação.
_____

Arrebatamento. Foi o que senti quando a atriz Jéssica Azevedo terminou o espetáculo “O caderno secreto de Lori”. A peça teatral é uma adaptação do romance “O caderno rosa de Lori Lamby”, de Hilda Hilst.

Não conheço o livro de Hilst, de modo que não há como eu julgar a peça teatral sob o ponto de vista da adaptação. Do que sei, é que há muito um espetáculo teatral não me deixava tão impressionado.

A sinopse da peça, que está na programação do evento, já diz muito: “O espetáculo teatral ‘O caderno secreto de Lori’ aborda temas referentes à sexualidade humana, à relação do prazer e do desejo, ao abuso e exploração sexual infantil, à pedofilia, à erotização infantil e da mulher, ao consumismo, à banalização do sexo” (...).

Não é pouco para uma peça teatral. Contudo, a excelente atriz Jéssica Azevedo e o diretor Marcelo Rocco souberam conduzir com segurança temas tão melindrosos.

Assim que nós, o público, entramos no teatro, havia pequenas bonecas jogadas em todo o piso do recinto; algumas, despedaçadas. Já no palco, Jéssica, vestida como uma garota, segurava o que parecia ser um cabo de vassoura e ficava batendo com ele no chão, enquanto uma sinistra trilha sonora era executada. Logo de cara, sentia-se um clima bizarro, quase de terror.

Quando Jéssica começa a falar, executa sem afetação o papel de uma garota de oito anos e que vende seu corpo, incentivada pelos pais. Há na fala dela algo de doce, de infantil, de ingênuo. Contudo, nesse tom ingênuo, ela narra as seduções de que é vítima por parte dos adultos.

Isso gera um paradoxo, é estranho. Causa desconforto ver uma garota de oito anos falar, num tom inocente, sobre as relações sexuais que tem. Se o tom da voz é gracioso, infantil, gostoso de escutar, as experiências relatadas, por sua vez, destroem qualquer graça ou pitada de brincadeira do espetáculo – embora parte da plateia tenha dado risadas com os palavrões e descrições de cenas de sexo por parte de Lori.

O espetáculo é denso e triste. Há uma ironia amarga quando a gente olha para o palco e vê uma criança relatar experiências que tem com adultos inescrupulosos. Percebe-se, por trás do tom cândido de Lori, uma criança que está, ainda que sem saber com exatidão, dilacerada – e pedindo socorro.

Há um momento em que Lori dança em cena. Mas é uma dança canhestra, mecânica, sem alma, sem viço, sem graciosidade, sem ritmo. Ela dança, é verdade, mas são movimentos toscos, pesados, sofridos. Logo após ela volta ao tom infantil, casual, inocente – mas sempre narrando os ardis de quem deveria estar cuidando dela.

O que se vê no palco é uma criança destruída pelo comportamento sexual dos adultos, pela publicidade perniciosa, pela erotização do corpo infantil. Lori é vítima. É por isso que não faz sentido achar graça do que ela conta, a despeito da naturalidade e da espontaneidade infantil que ela tem. Por trás de sua ternura de criança, há um corpo violentado e uma alma estraçalhada.

Na cena final, uma pessoa adulta vestida como um bicho de pelúcia entra em cena. Ele e Lori simulam sexo. A cena é perfeita no sentido de ilustrar o grotesco e o cruel do que a garota vinha narrando até então. Há algo de assustador na cena. Fosse uma pessoa que não estivesse fantasiada, talvez o momento não causasse tanto impacto. É um desfecho contundente e triste para um espetáculo denso e imprescindível.

A arte pode nos arrebatar. E pode ser um soco no estômago.